segunda-feira, 7 de julho de 2008

IBGE descobre o mercado da comunicação no Brasil

A indústria da comunicação, no Brasil, emprega mais gente que todas as montadoras de veículos juntas. São pouco mais de 690 mil empregos diretos, com carteira assinada. Esta é uma das conclusões de um estudo conduzido, durante cerca de dois anos, pelo IBGE sobre a indústria da comunicação no Brasil, a pedido da Abap. O estudo reúne os elos da cadeia formada por agências, fornecedores e mídia.

Segundo o IBGE, a receita total da indústria da comunicação chega aos R$ 57,4 bilhões (valores de 2006). A receita total está dividida em cinco áreas: pesquisas de mercado e opinião (R$ 936,6 milhões), publicidade (R$ 7,7 bilhões), atividades de rádio (R$ 1,6 bilhões), atividades de televisão (R$ 21,7 bilhões) e jornais, revistas, publiciações e materiais gráficos (R$ 25,3 bilhões). Para obter estes números, o IBGE considerou a Pesquisa Anual de Serviços (todas as empresas) e a Pesquisa Industrial (empresas com cinco ou mais pessoas ocupadas).

O estudo somou 106 mil empresas que atuam na indústria, e que desembolsam R$ 6,8 bilhões em salários e obrigações trabalhistas. Desse total de empresas, 14.636 são agências de publicidade e 8.852 são agências de serviços especializados. Chama a atenção a concentração: 2,6% das agências geraram 54,5% das receitas no setor da comunicação.

Para completar a pesquisa, todas as empresas consideradas médias ou grandes (acima de 15 funcionários) foram visitadas uma a uma pelo IBGE. Algumas conclusões obtidas: a receita das empresas estudadas, que soma R$ 3,7 bilhões, provêm, sobretudo, de comissão, fee e BV na televisão (36,2%); serviços de planejamento e criação de campanhas (10,6%); comissão, fee e BV na mídia impressa (8,7%); e promoção de vendas, merchandising e publicidade no PDV (7,7%). Do total da receita, as agências de publicidade respondem por 73,49% do total, enquanto as especializadas representam 14,4% e as agências de aluguel e revenda de espaços, 12,37%.

As receitas das agências de publicidade estão divididas desta forma: 85,3% provenientes de clientes privados; 11,9% de campanhas de governo ou de empresas estatais (inclusive campanhas institucionais e de produtos); 1,6% de publicidade legal (balanços, editais, avisos legais etc.), 0,9% de campanhas políticas e 0,3% de campanhas sobre responsabilidade social.

2 comentários:

Gabriela Bueno disse...

olá! estou fazendo uma pesquisa e precisava exatamente destas infos mais atualizadas..sabe como posso encontrá-las? nada achei no site do IBGE..tks!

Latitude Marketing disse...

Gabriela,
como você não deixou um e-mail, respondo por aqui mesmo e espero que vc volte para ler.

O estudo Abap/IBGE está disponível para download aqui:
http://webserver.4me.com.br/wwwroot/abap/ibge.pdf

Outro material que talvez possa interessar é este:
http://webserver.4me.com.br/wwwroot/abap/industria.pdf

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