terça-feira, 6 de outubro de 2009

A medida da competência

Uma historinha singela, para falar de um tema simples mas relevante: uma grande empresa de software inglesa mantém um grupo de discussão bastante ativo, reunindo operadores das muitas empresas clientes ao redor do mundo, para tratar das aplicações do software produzido, que gerencia conteúdos técnicos.

Pois bem, esta história é sobre duas Carolinas; uma trabalha em uma empresa portuguesa, em Lisboa. A outra trabalha em uma grande empresa de alta tecnologia nos Estados Unidos. A Carolina americana está recebendo, há meses, mensagens do grupo de discussão que são para a outra Carolina, a portuguesa. A Carolina americana, gentil e paciente, reencaminha as mensagens para a Carolina portuguesa, e assim a coisa segue.

Um belo dia, porém, de surpresa, ela encontra em sua mesa de trabalho, logo pela manhã, uma bela caixa com delicados e deliciosos biscoitos. Junto, uma mensagem assinada pelo VP da empresa de software: "Desculpas pelo incomodo. Dessa vez definitivamente foi pra Carolina certa. Atenciosamente, fulano de tal".

Este é um bonito exemplo de competência. Educação, gentileza e urbanidade estão virando, infelizmente, um diferencial social. Mas o VP da empresa britânica mostra uma orientação para o relacionamento que é um exemplo para a maior das empresas que eu conheço, onde o atendimento é quase um rosnado. Imagino como deve ser o programa de Relacionamento para Clientes, para quem decide as compras, para quem assina os contratos com esta empresa.

Exemplo a seguir!

Um comentário:

Carolina disse...

Adorei... pensei muito no "pay it forward" hoje, como é que seria o mundo se cada um passasse a gentileza pra frente. Quem sabe um dia?