quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Com alegria é mais fácil

A Volkswagen está bancando, na Suécia, uma campanha muito legal que procura mostrar que as pessoas podem passar a fazer coisas que antes evitavam, se elas vieram acompanhadas de alguma satisfação.

É o que o projeto chama de Fun Theory - acrescente diversão e as pessoas adotam.


O vídeo acima mostra a proporção de pessoas que usavam a escada rolante, ao invés da escada fixa logo ao lado. Depois da instalação de um mecanismo que transforma os degraus em teclas de um gigantesco piano virtual, que produz sons ao ser pisado, a maioria das pessoas passa a subir pela escada, curtindo a brincadeira do piano...


Outra ação desenvolvida pelo mesmo projeto é o "lixo mais profundo do mundo": um equipamento instalado em uma lixeira emite sons que dão a impressão de que o recipiente é muito fundo. As pessoas jogam o lixo só pela diversão de ouvir ecoar o som, profundo...

Além da óbvia diversão destas duas ações, fica a reflexão: as pessoas podem ser levadas a produzir reações positivas e envolver-se em atividades importantes, se for acrescentado um componente de alegria, de lazer, de diversão, de criatividade. Vale a pena refletir sobre esta idéia.

Nenhum comentário: