segunda-feira, 28 de abril de 2008

A informação como arma

As revistas customizadas, ou seja, criadas especialmente para uma marca ou produto, são o segmento editorial que mais cresceu nos últimos anos. No Brasil, já envolve verbas de cerca de 3 bilhões de reais por ano, conforme dados da Anatec (Associação Nacional de Editoras de Publicações).

Em um país em que a leitura não é um hábito muito forte, dá para pensar que o investimento em mídias impressas customizadas poderia ser um equívoco. Mas não é. Por várias razões importantes.

Na grande mídia, nas revistas de informação semanal ou mesmo as revistas segmentadas, o anunciante sempre fica um pouco diluído pela presença de concorrentes ou de outros anunciantes, e o conteúdo editorial da revista pode ter pouco ou nada a ver com a estratégia de marca da empresa.

As revistas customizadas permitem elaborar o posicionamento da marca, ampliar o relacionamento, estimular novos usos dos produtos, aperfeiçoar a relação do mercado com o produto ou a empresa. Oferecer ao público-alvo todo um conteúdo de qualidade, envolvendo seus interesses culturais, sociais ou de hábitos de vida, e relacionar estes conteúdos (com a devida sutileza e adequada elegância) com a marca, os produtos ou a empresa patrocinadora da revista, este é o truque da mídia customizada.

Já são muitas as boas revistas customizadas que circulam por aí. Algumas são totalmente dirigidas, distribuídas por canais específicos; outras são vendidas em bancas, disputando mercado com os títulos comerciais. Cada uma tem sua estratégia, adequada à política de branding da marca à qual está atrelada.

Todas as marcas de produtos de consumo, principalmente aquelas que têm um nicho definido de mercado, podem ter ganhos de imagem com a publicação de uma revista customizada. É muito importante distinguir a edição de uma revista customizada de um catálogo de produtos ou de um jornalzinho institucional. A diferença é oferecer conteúdo de interesse real do público-alvo, com projeto editorial e qualidade gráfica competitiva com as publicações tradicionais.

Com as devidas proporções, o que foi dito sobre revistas customizadas também pode ser relacionado com outros dois poderosos veículos internos: rádios on-line e TV on-line. Disto trataremos noutro post.

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