terça-feira, 22 de abril de 2008

Pra definir Marketing

Às vezes frequento foruns ou comunidades virtuais de Marketing e uma das discussões mais frequentes que encontro por aí é em torno de uma definição de Marketing. E percebi que nossa atividade profissional deve ser a mais incompreendida de todas. Os próprios profissionais de Marketing discordam profundamente sobre os termos de definição de sua atividade.

Um dos aspectos que sempre me diverte é a necessidade que muitos parecem ter de definir uma escala de importância. E debatem se "propaganda é mais importante que marketing", ou se "relações públicas tem maior papel na formação da imagem da marca do que o marketing". E tentam hierarquizar marketing, vendas, propaganda...

Claro que muitos autores importantes (todos eles, na verdade) trabalharam arduamente para elaborar uma definição de Marketing. Seja ela uma formulação do papel do Marketing na estrutura da empresa, seja uma visão do aspecto profissional, há muitas boas definições de Marketing na literatura. Não vou reproduzi-las aqui; vale a pesquisa, para quem estiver interessado.

Mas há um espírito comum em todas as definições importantes, "definitivas", de Marketing. Que começa pela estrutura da palavra: "market" (mercado) + prefixo "ing" (que expressa movimento, ação). Isto já deveria ser o suficiente, acho.

É assim que se forma o conceito importante: Marketing é o conjunto de esforços que uma empresa ou instituição faz, tem ou deveria ter para relacionar-se com seus mercados. Ponto.

Toda empresa (ou instituição, ou entidade, ou o que seja) tem: Produção (que é tudo o que se relaciona com a sua capacidade de gerar o produto ou serviço que ela se propõe vender), Administração (que é tudo o que se relaciona com a burocracia, a gestão) e Marketing (que é tudo o que se relaciona com o mercado). Simples assim.

Marketing é, portanto, a filosofia, o pensamento, a visão, a atitude que a empresa desenvolve a respeito de seus mercados. Como a empresa descobre seus mercados, como ela se prepara para eles, como ela cria seus produtos, como ela os embala, como ela faz com que eles cheguem ao cliente... Tudo isto é marketing. Pensar o produto que o cliente quer, dar a ele a cara mais adequada, atrair a atenção do mercado, informar aos mercados sobre a existência do produto e suas vantagens...

Dentro do grande guarda-chuva do Marketing cabem todas aquelas atividades importantes: Vendas, Pesquisa, Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Design, Propaganda, Promoções, Merchandising...

E também Marketing de Relacionamento, Cidadania Corporativa (Marketing de Atitude), No-Midia.

Que são as áreas onde nós, da Latitude, entramos...

Nenhum comentário: