Em 2003, Julio Ribeiro (fundador da Talent e um dos nomes que mais respeito na propaganda brasileira), escreveu na revista Exame um texto memorável sobre o marketing relacionado a causas. Um trecho diz:
"Pense no nome do maior executivo, no mais competente que você conheça. Proponha-lhe o seguinte projeto: suba até o morro da Mangueira e procure arregimentar 10 mil voluntários. Monte, com a colaboração deles, o projeto de um show monumental que envolva a contratação de dezenas de técnicos, estilistas e coreógrafos. Cada pessoa do grupo terá de comprar uma fantasia que custará três meses de salário para usá-la numa única noite. Todas terão de comparecer duas vezes por semana à quadra da escola para ensaiar. Tudo isso sem ganhar nada. Terão de levantar 1 milhão de dólares para pagar as despesas, locomover-se por conta própria para o local do desfile, chegar pontualmente, obedecer cegamente às ordens dos fiscais e, se a escola não ganhar, chorar”.
Esta perfeita analogia, mostrando a capacidade de agregação e de envolvimento que as escolas de samba conseguem promover, deve servir como constante inspiração para empresários. Quando as pessoas conseguem envolver-se com uma causa, quando elas conseguem "mergulhar" numa idéia, nada há de mais poderoso, de mais produtivo, de mais bonito.
Coloquei este texto aqui, hoje, para ilustrar uma pergunta: "para qual poderosa idéia sua marca está direcionando as pessoas?"
quinta-feira, 8 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário