terça-feira, 13 de maio de 2008

Prateleiras cheias

Dados do Laboratório de Monitoramento Geral, ligado ao Núcleo de Estudos de Embalagem da ESPM mostram que, em 2007, foram lançados mais de 269 mil produtos no Brasil, uma média de aproximadamente 22,5 mil a cada mês. Entre 2002 e 2007, o número de lançamentos cresceu 17,74% ao ano.

Na outra ponta, as estatísticas mostram que cerca de 80% dos produtos lançados vai fracassar antes de um ano.

Há algumas leituras importantes nestas duas informações. A primeira, e óbvia, é perguntar-se porque tanto investimento em lançamentos? A resposta é que a inovação é componente essencial do mercado; até as marcas mais sólidas e tradicionais precisam investir periodicamente em lançamentos, para fazer frente à concorrência e manter-se ativas na mente dos consumidores.

Outra pergunta importante é relacionada à causa de tantos fracassos. E as respostas são muito variadas. Em alguns casos, são apenas o fim do ciclo natural de um produto ou classe de produtos; noutros, acontece de que toda uma categoria de produtos torna-se repentinamente obsoleta, como aconteceu com o fax, por exemplo. Ocorre, também, de que produtos tornem-se vítimas da moda ou de serem atropelados por tendências. Outras razões importantes são erro de precificação, erro de posicionamento, falta de pesquisas e pré-testes, equivoco na análise das tendências dos consumidores, falta de investimento em marketing, falta de qualidade, deficiencia na distribuição, e por aí afora.

Mas este tópico está aqui no blog para destacar a importância do Marketing. Num universo de 270 mil produtos por ano, conhecer o cliente com muita intimidade, trabalhar muito bem os canais de comercialização, estar no ponto-de-venda com intensidade e relevância, tudo isto pode ser a diferença definitiva entre viver e morrer...

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