
Todos os anos o marketing americano usa a espantosa quantidade de 81 bilhões de envelopes, em faturas de cartões de crédito, contas e malas diretas, com um custo direto enorme e um peso ambiental considerável, entre papel, energia e emissões.
Uma empresa de Minnesota, chamada ecoEnvelopes, teve a idéia de produzir envelopes reaproveitáveis. A proposta é simples: ao invés de enviar junto outro envelope, para a resposta do cliente, como todos fazem, o próprio envelope de envio poderia ser reaproveitado.
A empresa foi criada em 2002, mas trabalhou alguns anos no desenvolvimento de um envelope que funcionasse bem e fosse aprovado pelo Correio americano. Os envelopes da empresa operam com os equipamentos e impressoras já existentes e são produzidos com papel de origem de florestas certificadas e 100% recicláveis.
As empresas que estão usando os ecoEnvelopes têm conseguido economia de 15 a 45% nos custos gráficos, com a eliminação da impressão, armazenagem, manejo, inseção e inclusão de um segundo envelope em todos os materiais.
A empresa garante, também, que tem havido um crescimento de 8% no retorno das malas-diretas que usam o envelope reaproveitável.
Uma idéia que soma aspectos de inovação, cria o chamado "mar azul" (um enorme mercado totalmente novo, que não existia até a invenção deste envelope) e vai pelo caminho da cidadania corporativa, protegendo recursos ambientais, o que sempre é bom.
Um comentário:
Gostei bastante do seu blog.
Sou estudante de comunicação e pretendo trabalhar com planejamento.
Achei interessantes os assuntos que vocês escolheram. Continuem assim!
Postar um comentário