terça-feira, 28 de outubro de 2008

O preço de mudar a marca

A Pepsi está mudando seu logotipo. Você já deve ter visto por aí as primeiras imagens da nova programação visual, que deve ser implantada ao longo de 2009. A empresa investiu na idéia de incluir o formato de um sorriso em seu logo. E o sorriso muda (de um sorrisinho até uma gargalhada - veja aí abaixo), para cada linha de produtos, o que é uma iniciativa bastante ousada, e um grande complicador para o pessoal do Marketing.

Como não podia deixar de ser, a iniciativa está provocando discussões intermináveis nos blogs e foruns de design e branding. Há quem goste, há quem odeie. Não vou entrar nesta discussão - há muitos anos aprendi que, com exceção dos erros óbvios, não há marca que nasça pronta e todo trabalho de rebranding precisa planejamento e investimento.

O Arnell Group é a empresa contratada para fazer o novo design da marca. As empresas não informam valores, mas o mercado estima o valor do job em cerca de um milhão de dólares.

Agora, começam os investimentos para incluir a nova marca em todo o material de comunicação - dos anúncios e displays aos caminhões, uniformes, embalagens, material de ponto-de-venda e uma infinidade de outros itens -, coisa de algumas centenas de milhões de dólares.

Um comentário:

Anônimo disse...

A Pepsi no Brasil não consegue passar seus valores e emoção tão bem quanto sua concorrente. Tomará que a campanha de branding seja feita por completo.