terça-feira, 4 de novembro de 2008

A Amazon e a luta com as embalagens

Todo dia enfrentamos lutas contra embalagens que parecem ser à prova de usuários. Tampinhas de iogurte que precisam de facas para serem abertas, potes plásticos que parecem ser feitos para não abrir, sacos de salgadinhos que resistem às tentativas até o ponto exato de força que faz com que o conteúdo voe pela sala toda... Os americanos têm uma expressão para isto: wrap rage, a raiva que as embalagens provocam.

Pois a Amazon teve uma sacada genial: embalagens Frustration Free. Isto significa que eles dispensam as embalagens originais dos fabricantes e mandam os produtos (não todos, por enquanto são só alguns) em caixas de papelão de abertura simples, com flocos de isopor dentro. É so abrir a caixa e pronto.

Além disto, as novas embalagens são bem mais eco-friendly, dispensando montes de plásticos e outros aparatos. Uma idéia que, além de somar pontos com os clientes, ainda produz mídia gratuita e gera valor pra marca.

A Amazon inclusive criou uma página para que as pessoas postem vídeos e fotos de suas experiências negativas com embalagens, incluindo cortes nas mãos e lágrimas...

Um comentário:

Fernanda Quandt disse...

E além de tudo ainda diminui o peso do shipping!