Veja só como ações de comunicação, mesmo que muito bem intencionadas, podem produzir dolorosos tiros no pé:

Existe nos EUA uma ONG chamada
Ghost Bikes, que coloca bicicletas pintadas de branco como pequenos memoriais para ciclistas mortos no trânsito. O movimento começou em Saint Louis, no Missouri, e já está em 75 cidades pelo mundo afora. Aos poucos, as bicicletas brancas vão se tornando um instrumento de denúncia contra o descaso dos motoristas com os ciclistas, principalmente nas grandes cidades.

Agora, corta para Nova Iorque. A segunda marca da griffe Donna Karam, a DKNY, resolveu mostrar seu compromisso com a cidade e com o planeta, espalhando 75 bicicletas pintadas de laranja por toda Nova Iorque - o objetivo declarado era estimular passeios de bike pela cidade. A associação com as bicicletas brancas foi instantânea, e a reação não podia ter sido pior. Blogs e jornais logo começaram a malhar a idéia, bicicletas laranja começaram a ser vandalizadas por toda a cidade. A DKNY viu que tinha cometido um grande erro e partiu para retirar as bicicletas, mas o estrago estava feito. Parece ter conseguido uma unanimidade: ninguém gostou da idéia... Pra completar, muitas das bicicletas foram colocadas em lugares proibidos e foram recolhidas pela polícia, piorando ainda mais a situação.

E a história ainda tem mais um capítulo: a Macy's, tradicional loja de departamentos, criou displays para o Valentine's Day, usando bicicletas pintadas de branco! Apesar de a loja ter defendido a idéia, ja começaram as críticas e o que a Macy's chama de "associações involuntárias".
Nenhum comentário:
Postar um comentário