A AdAge publicou, esta semana, uma cuidadosa análise do comportamento de compras do consumidor norte-americano médio, em face da crise.
A matéria é um sumário de diversas pesquisas, feitas pela Euro RSCG Discovery, pelo Gallup e pelo Dones Study, e mostra variações interessantes nas tendências dos mercados dos EUA. Pode-se ver que um novo cenário de compras está se cristalizando nos Estados Unidos. Uma característica importante, por exemplo, está na forma de pagamento, cada vez mais feito à vista (em dinheiro ou cartão de débito), e cada vez menos com cartão de crédito.
E uma das percepções mais interessantes é a de que há muitas coisas das quais se pode prescindir, constatam os estudos, assim como há coisas que são vistas como intocáveis e seguras.
As pesquisas analisadas pela AdAge mostram, entre outras coisas, que:
41% dos americanos estão indo a restaurantes com menos frequência;
31% estão consumindo em fast foods com menos frequência;
27% estão comprando em lojas virtuais com maior frequência;
13% estão comprando em redes nacionais com menos frequência;
9% estão comprando em lojas de descontos com menos frequência.
Quanto à forma de pagamento, os estudos demonstram que
27% dos americanos estão usando menos cartões de crédito de lojas e redes;
23% estão usando menos os seus cartões de crédito (Visa, Master, Amex, etc);
25% estão usando mais os seus cartões de débito;
18% estão pagando suas contas em dinheiro.
Os estudos afirmam que metade dos consumidores da classe média não estão confortáveis com seus gastos. E constataram, também, que a confiança dos compradores diminuiu e que 54% estão fazendo suas próprias pesquisas de preços.
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
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