Você já é usuário do Twitter? Milhões de pessoas entram por dia nesta nova onda da internet. É um fenômeno quase invisível, mas que já tem adeptos em todas as áreas, não apenas de nerds, mas de criativos em geral.
Todos os principais veiculos de comunicação já postam os títulos das matérias que vão para o ar, alguns dos maiores blogueiros também atualizam sua lista de post através do Twitter, e a onda não para de crescer. Já tem gente com centenas de milhares de "followers".
E como tudo o que aparece na internet, já tem gente usando o micro-blogging (conceito criado a partir do Twitter, já que os posts podem ter no máximo 140 caracteres) como ferramenta de trabalho. E alguns resultados são interessantes.
Juntamos aqui algumas das idéias que encontramos por aí, sobre usar o Twitter para negócios. Veja lá:
Iniciando
- Crie uma conta e comece a usar o Search para saber o que está sendo dito sobre sua marca, seus produtos, seus concorrentes...
- Coloque uma imagem. Todo mundo quer ver você.
- Fale com as pessoas sobre seus interesses.
- Fale sobre coisas interessantes no seu campo de atuação, nos aspectos gerais do mercado, e não apenas fale bem de você mesmo.
- Compartilhe links interessantes para seu público.
- Seja útil.
- Acerte o tom do seu texto. Usar apenas elogios pode alegrar os fans de sua marca, mas pode afastar os outros.
- Estimule seu pessoal a valorizar outros interesses, que não apenas os corporativos. Cria um ambiente e dá um ar humano pra sua marca.
- Coloque na rede algumas pessoas de sua equipe, e não apenas a sua marca, impessoal.
- Fale sobre assuntos não-corporativos, mas que tenham relevância para sua comunidade virtual.
Sobre o que falar
- O Twitter propõe sempre a pergunta "O que você está fazendo?"; mais interessante, no entanto, é falar sobre "O que está chamando minha atenção, agora".
- Tenha mais de uma pessoa postando no Twitter, em sua empresa. Dá variedade e não para seu papo nas férias, por exemplo.
- Faça perguntas. O Twitter é ótimo para recolher informações.
- Siga pessoas interessantes. Quando você achar pessoas interessantes, veja quem elas seguem e quem as segue.
- Fale sobre coisas interessantes, não apenas sobre os seus negócios. Não ajuda nas vendas diretas, mas ajuda na formação da imagem.
- Quando falar sobre sua empresa ou seus produtos, seja útil. Ofereça informação, dados, serviço.
- Compartilhe o lado humano de sua empresa.
- Não exagere na auto-referência.
Hábitos saudáveis
- Você não precisa ler todos os tweets postados.
- Você não precisa responder todos os tweetts enviados a você. É legal responder sempre, mas não enlouqueça por causa disto.
- Sempre que for necessário ou útil, use as mensagens 1-to-1.
- Use os sistemas de busca do Twitter para saber se alguém está falando de você. E tente entrar na conversa, se for o caso.
- Se você está no Twitter e o pessoal da empresa está trabalhando, alguém vai reclamar.
- Aprenda a usar os recursos de redução de URLs para manter seus posts pequenos.
- Comentar posts de outros usuários e redirecionar posts que você acha interessantes ajuda a formar grupos e comunidades.
Coisas negativas que você vai ouvir
- Twitter toma muito tempo.
- Twitter tira você de outras tarefas produtivas.
- Sem uma estratégia, é apenas digitação.
- Há outras maneiras de falar com seus mercados.
- O Twitter não substitui o atendimento ao cliente.
- O Twitter é experimental e não tem interface corporativo.
- É uma coisa para nerds.
- São "apenas" alguns milhões de usuários...
- Twitter não substitui o e-mail marketing.
- Twitter abre a empresa para mais críticas e reclamações.
Coisa positivas para defender
- Com o Twitter você pode organizar otimas reuniões instantâneas (os tweetups).
- O Twitter é um grande mecanismo para recolher a opinião de pessoas.
- O Twitter pode ajudar a orientar a atenção das pessoas para coisas boas e interessantes.
- O Twitter propaga notícias mais rápido que outros meios. Foi, por exemplo, o primeiro canal a apresentar os ganhadores do último Oscar, ao mesmo tempo que a transmissão direta da TV.
- O Twitter junta grandes cabeças facilmente. E ajuda a aprender todos os dias.
- Com o Twitter os críticos de sua marca ou empresa ganham um espaço. Mas permite que você interaja, os ouça, aprenda com eles.
- O Twitter pode ajudar muito no atendimento ao Cliente.
Só está começando. Voltaremos ao tema.
Via.
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Um comentário:
Como sempre, assuntos pertinentes. Por isso vez ou outra eu peho seu texto e faço isso, ó:
www.carlaopacheco.blogspot.com
Aí, veja leitura da semana.
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