quarta-feira, 10 de junho de 2009

O Cliente faz o preço

Nestes tempos de crise, estratégias competitivas extremas podem fazer a diferença. Uma agência americana, a AgencyNil (conheça o site aqui), propõe um modelo de remuneração no mínimo polêmico: o Cliente faz o preço.

Funciona deste modo: o Cliente pede um serviço; a agência (que é especializada em trabalhos do tipo "por job", ou seja, como freelance) faz o trabalho dentro de um prazo combinado; após a aprovação do trabalho, o Cliente define quanto deseja pagar. Se o Cliente resolver não pagar nada, a agência entrega o trabalho assim mesmo, mas não atende mais o Cliente. Trabalhos posteriores continuam seguindo a tabela proposta pelo cliente contratante. Alguns componentes de custo são fixos, mas combinados antes: pesquisas, produção e despesas de viagens.

É um modelo de trabalho corajoso, que exige uma operação muito boa, afinada e competente. Mas está funcionando para a Nil, pois gerou um enorme espaço na mídia e - ao que se sabe - produziu um número importante de jobs.

Será que é um estilo que pode pegar? Agências brasileiras trabalhariam assim?

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