
Bom, há alguns dias um dos parceiros do blog postou uma crítica ao Boteco São Bento. No estilo irreverente e desbocado do blog, analisou assim o bar: "Depois da Faixa de Gaza e do Acre, este é o pior lugar do mundo para você ir com os amigos. Caro, petiscos sem graça e, principalmente, garçons ultra-power-mega chatos: você toma dois dedos do seu chopp, quente e azedo que nem x* nos tempos dos vikings, eles já colocam outro na mesa. E se você recusa, eles ainda ficam putos. Só tulipadas diárias no rabo para justificar tamanha simpatia no atendimento”.
O post não chamou muita atenção nos primeiros dias. O tráfego do blog não é muito grande e a crítica pssou meio despercebida. Mas alguns dias depois alguém postou um comentário irritado e meio ameaçador, dizendo-se funcionário da administração do Boteco São Bento. A ameaça virtual despertou a ira dos frequentadores do blog, que começaram a postar comentários desairosos ao estabelecimento e - pelo jeito - passaram a informação adiante, pois o número de visitas ao blog multiplicou-se geometricamente.
A administração do bar, diante da avalanche, convocou sua assessoria de imprensa para dizer que lamentava o ocorrido e que não era contra a liberdade de expressão. Mas diz que não há ninguém com o nome do responsável pelo comentário no blog trabalhando na empresa, e que suspeitava ser falso o comentário postado.
O pessoal do blog reagiu, dizendo estranhar o tom que a empresa usa, que o comentário foi postado por alguém e que os rapazes não querem prejudicar a empresa e só estão cumprindo a proposta adotada pelo blog.
A coisa esquentou e o Boteco São Bento já fala em processar o blog e exigir a retirada de todos os textos identificados como sendo de funcionário ou de pessoa relacionada com o estabelecimento. Aguardam-se desdobramentos.
O caso, que nem é tão importante, mostra bem como o consumidor vai assumindo um papel mais importante na construção da imagem de uma marca, de forma direta e relevante. E como as empresas não sabem lidar com as chamadas mídias sociais. Este caso pode ser um marco na relação entre marcas e consumidores, através da internet.
A pergunta importante é: sua empresa sabe como utilizar as mídias sociais? Sua empresa está preparada para receber uma crítica dura e ácida através de um blog ou portal? Sua agência de publicidade ou sua assessoria de imprensa sabe o que fazer numa hora destas?
Atualizando: o "Resenha em 6" decidiu tirar o post sobre o Boteco São Bento e todos os comentários, para evitar uma disputa judicial. O comunicado está aqui.
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