A Forrester realizou uma pesquisa sobre a audiência dos blogs corporativos e descobriu que os internautas não visitam estes canais. Recomendados pela maioria dos consultores de marketing, os blogs corporativos tem sido utilizados por muitas empresas, dos mais variados setores, para somar imagem à marca, para reforçar o posicionamento e para manter-se atualizadas e surfar tendências. O relatório da Forrester, porém, relata que a maioria destes blogs corporativos falha em empolgar as audiências e em engajá-las em conversas interessantes sobre produtos, hábitos ou tendências.
E isto se dá, principalmente, devido ao conteúdo oferecido, que interessa mais às empresas do que aos leitores. De todas as companhias que mantém blogs corporativos examinados pela Forrester, 71% ofereciam apenas assuntos da companhia ou tópicos de negócio, e apenas 16% injetavam algum conteúdo de cunho pessoal ou considerado inovador. Mais de 55% dos blogs apenas “regurgita notícias da companhia ou a visão de executivos”, avalia a Forrester. E o relatório vai além: firma que a maioria dos blogs lidos são “cansativos e cheios de releases para a imprensa, levemente alterados”.
Esta pesquisa levanta um aspecto fundamental no Marketing de Conteúdo: o conteúdo! Quando os consultores dizem às empresas que é importante manter um blog, esta recomendação quer dizer que é preciso criar um canal de linguagem que fale a um determinado nicho de clientes. Mas é importante entender que o essencial é o que se diz, não apenas o ato de criar um blog. A mesma restrição acontece com outros veículos; algumas empresas produzem lindas revistas destinadas ao canal, ou a alguns públicos específicos, mas investem em conteúdos paupérrimos, ou em auto-louvação, que em nada interessa ao leitor.
O Marketing de Conteúdo diz que o Cliente pode ser encantado, seduzido, atraído, fidelizado, com uma estratégia de valorização de sua inteligência: oferecer um canal diferenciado, que atinja seus interesses pessoais e/ou profissionais, com informação, entretenimento, conhecimento, Conteúdo. Mas o fundamental é ter CONTEÚDO (assim mesmo, com maiúsculas). O importante não é o meio, é a mensagem.
Um comentário:
Qual é a novidade que as corporações não entendem o que as pessoas querem, e fazem suas ações visando apenas o próprio umbigo?
Quer um blog "corporativo" legal?
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