Todo mundo que mora perto de uma linha de trem, como eu, sabe muito bem que após algum tempo você se acostuma, e já não ouve o ruído dos apitos e da composição passando. É um mecanismo de defesa que desenvolvemos; é até engraçado quando alguém vem nos visitar pela primeira vez e surpreende-se quando o trem passa.
Este mesmo fenômeno está acontecendo em relação à publicidade. Muitos especialistas já pesquisam esta "surdez seletiva" que faz com que as pessoas ignorem os comerciais e anúncios, tratando a publicidade como ruído. Pesquisas têm mostrado que, pouco tempo após assistirem a um programa de TV, algumas pessoas não conseguem identificar "highlights" de comerciais exibidos nos intervalos do programa que acabaram de assistir. Ou seja, apesar de terem sido expostos aos anúncios, as pessoas não os viram, preferiram - inconscientemente - ignorá-los.
Isto também acontece em relação a alguns formatos de mídia externa, principalmente outdoors, que tornam-se parte da paisagem para usuários que passam sempre pelo mesmo trajeto.
Este fenômeno revela, entre outras coisas, um certo desgaste da publicidade tradicional, que já está perto da saturação em alguns públicos, em alguns formatos. E é preocupante, pois sem a comunicação é muito difícil consolidar marcas, manter competitividade e manter produtos em escalas de preço viáveis.
quarta-feira, 9 de julho de 2008
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Um comentário:
Lendo isso me lembrei de outra situação.
Uma coisa que muitas vezes ocorre também é de assistir uma propaganda muito boa, engraçada, divertida e tudo mais, mas que por fim, você não consegue se lembrar qual era o produto.
Outro dia mesmo estava comentando com amigos sobre aquela propaganda (da skol, se não me engano rsrs) onde o moço fala para a telefonista que quer ir para bauru, como ele está falando com uma gravação, ela nunca acerta o destino certo.
Achamos divertida, mas tentamos lembrar qual era o produto e tivemos que assistir novamente.
Ou seja, a idéia é boa, mas talvez tenha sido explorada de uma maneira errada.
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