terça-feira, 29 de julho de 2008

Publicidade em carros, por gasolina grátis


O aumento do preço internacional do petróleo bateu direto no bolso dos americanos, ávidos consumidores de combustíveis. Um país sobre rodas agora enfrenta aumentos expressivos nas bombas de gasolina, quando vai abastecer.

Uma empresa de mídia exterior chamada Sonofro criou o projeto "Gas For Free" (Gasolina Grátis), que paga cotas de combustível para donos de veículos que se disponham a ceder espaço em seus carros para publicidade.

O valor mensal do combustível pago a cada carro é proporcional à área que a publicidade ocupa na lataria do veículo. As cotas vão de 50 a 299 dólares mensais, para áreas ocupadas que vão de um painel nas portas até o envelopamento completo do carro. O site da empresa explica o funcionamento e permite aos motoristas cadastrarem seus carros como "mídias ambulantes".

Enquanto alguns setores do mercado publicitário elogiam a idéia, considerando-a um exemplo criativo da geração de novos espaços, outros acham que o projeto soma dois problemas: poluição visual e excesso de mensagens que levarão à rejeição.

Você trocaria alguma gasolina por publicidade em seu carro? E você concorda com a multiplicação dos espaços publicitários, como neste caso? Em São Paulo, a lei da Cidade Limpa vai criando obstáculos para as mídias externas e deve atingir também idéias como esta.

3 comentários:

Elsa Luiza disse...

Eu trocaria combustível por adesivar meu carro, considerando duas possibilidades: se fosse o meu carro de trabalho, colocaria produtos afins, e sendo meu carro de uso privado, apenas carregaria mensagens de projetos socio-ambientais, ecológicos - que fossem por uma boa causa.

Unknown disse...

Gostaria de saber quais são as empresas do Brasil que fazem este tipo de publicidade?

Latitude Marketing disse...

Não conheço nenhuma iniciativa neste sentido no Brasil. Acredito que ainda não tenha ninguém trabalhando nesta área por aqui.