Para provar que a resistência que o mercado tem apresentado ao Windows Vista é pura implicância, a Microsoft fez uma experiência ousada. Ofereceu a 120 usuários de diversos sistemas operacionais - todos resistentes e críticos em relação ao Vista - a oportunidade de experimentar durante 10 minutos um novo sistema que estaria sendo desenvolvido pela empresa, o Mojave.
A reação dos usuários foi filmada. É quase unânime a aprovação, chegando ao entusiasmo em alguns momentos. Depois é que a equipe que aplicava a experiência contava ao usuário que ele estava utilizando o Vista.
A experiência Mojave, com todas as muitas leituras que podem ser feitas (e estão sendo feitas, a julgar pelos comentários nos blogs pelo planeta afora), lembra mais uma vez a complexa relação entre consumidores, marcas e produtos. O produto Vista é bom (não sou eu que digo, é o resultado da experiência, com a aprovação dos usuários ao Mojave/Vista), mas o mercado o rejeita, e as razões são completamente filosóficas, não-verbalizadas. Da suposta "arrogância" da Microsoft a um certo "cansaço" com a onipresença do Windows, o mercado ficou com um pé atrás. É uma lição a ser entendida e aprendida pelas grandes marcas. Um dia, o Cliente pára pra pensar. Ou se deixa envolver por um sentimento de rejeição. Não há publicidade que dê conta disto...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário