quarta-feira, 27 de agosto de 2008

CEOs e suas marcas

Esta semana, Jaime Troiano apresentou no Aba Branding 2008, evento que foi promovido pela Associação Brasileira de Anunciantes, a pesquisa “A marca na agenda dos CEOs”, realizada pela Troiano Consultoria de Marca.

O estudo mostra que a maioria dos presidentes de empresas brasileiras ainda não dá a devida importância para a marca de sua companhia ou produtos. O levantamento de dados incluiu 50 empresários de 15 segmentos, cujos negócios representam 6% do PIB do país. Como mostrou Jaime Troiano, 63% dos CEOs nunca se preocuparam em avaliar o valor econômico de suas marcas, enquanto apenas 2% o fazem com freqüência. 75% dos empresários admitiram que se preocupam muito mais com o tema “inovação” do que com gestão de marca, que é mais importante para 69%, e que deixam essa responsabilidade com seus respectivos diretores de marketing. De outro lado, 71% deles acredita que a gestão de marca não deve ser uma atribuição exclusiva dessa área.

A maioria dos CEOs (83%) vê a agência de publicidade como principal parceira, e 23% deles confessa não estar satisfeito com o desempenho da suas marcas.

Estes dados são de grande importância, por mostrarem com clareza a posição dos altos executivos em relação ao Branding, visto como fundamental mas ainda fora da agenda principal no dia-a-dia. Mas também se vê que a percepção está evoluindo.

Nenhum comentário: