quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Mascote popular apóia a marca

A NTT Docomo é a maior operadora de telefonia celular do Japão. E ostenta um dos mais bem sucedidos projetos de branding do mundo. Na elaboração da arquitetura da marca, a empresa criou um mascote, com a forma de um cogumelo, chamado Nocomodake.

Pois o cogumelo tornou-se uma febre popular no Japão, uma espécie de "pop star". O Nocomodake é protagonista de games, pode ser encontrado em chaveiros e brinquedos, aparece em comerciais na TV e até em eventos de moda e esporte. Simpático e bem humorado, o mascote produz entretenimento ao usuário e cria grande ludicidade em torno de uma marca que atua em um mercado que costuma atuar de forma mais tradicional e conservadora.

Pontos importantes: o papel do mascote no processo de construção da marca foi planejado, o mascote presta serviços ao Cliente (aparece em joguinhos e informações no site da empresa, por exemplo), e sua atuação é coerente e relevante no processo da marca. Branding com letra (ou ideograma) maiúscula.

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