sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Produtos informarão pegada de carbono

O governo japonês anunciou recentemente mais um passo na luta contra o aquecimento global. A partir de 2009, produtos à venda nos supermercados japoneses informarão em seus rótulos o tamanho de sua pegada de carbono, ou seja, o quanto foi emitido de dióxido de carbono durante todo seu ciclo de produção e comercialização.

Já existem algumas empresas na Europa informando teores de emissão, mas são ações isoladas. No Japão, o ponto principal é que haverá uma padronização nos cálculos, facilitando a compreensão e a comparação entre produtos. Até o final do ano serão anunciados os detalhes do cálculo e as primeiras empresas vão informar os produtos que receberão o selo. A informação é voluntária, mas o mercado está prevendo uma grande adesão por parte das empresas, porque ninguém vai querer ficar de fora e parecer "vilão" nesta história.

Interessante iniciativa do governo japonês, que deve ser imitada progressivamente. É claro que não resolve a situação, mas ajuda a conscientizar e a posicionar o consumidor. É um momento importante para este tipo de iniciativa, porque acontece num momento em que analistas de mercado começam a preocupar-se com o "desgaste" do assunto Aquecimento Global e Consciência Ambiental; como os resultados das ações de proteção demoram a produzir resultado, a população vai cansando do assunto e reduz sua atenção para o tema.

Um comentário:

Hugoss disse...

Legal o blog de vocês. Passei aqui, peguei uma figura emprestada e indiquei no nosso mural de blog favoritos. Indica o nosso também.